5 Benefícios da Prática de Mindfulness para a sua Saúde Emocional

Estou atualizando este artigo que é um dos mais lidos num antigo blog meu. O interesse por mindfulness tem crescido exponencialmente, seja dentro das universidades, como objeto de investigação científica, ou mesmo entre pessoas comuns, que tiveram acesso às centenas de milhares de informações sobre os benefícios desta prática, já comprovado pela ciência.

Apenas para te situar, caso ainda não saiba, mindfulness, traduzido como Atenção Plena, é um treinamento da atenção através de diversas práticas diferentes, que variam desde o treinamento da atenção focada, práticas de monitoramento aberto e práticas de compaixão, que, em conjunto, mostrou-se muito eficaz no tratamento de diversos transtornos mentais, tendo um impacto altamente positivo principalmente na redução significativa dos sintomas de ansiedade, estresse e depressão, entre outros.

Hoje, vou te apresentar quais são os 5 maiores benefícios da prática de Mindfulness para a sua saúde emocional.

Benefícios da prática de mindfulness curitiba

1º Benefício: Regulação Emocional

Entendemos como regulação emocional a capacidade de gerir bem as emoções e sentimentos, não nos deixando afetar de forma demasiada pelos eventos desagradáveis. A prática de mindfulness ajuda na regulação emocional. Doenças graves surgem a partir de estresses cotidianos e poucas pessoas dão atenção à isso. É mais fácil, simples e rápido pensar: "vai passar", do que tomar uma atitude para que seja feita a regulação emocional. Além disso, no caso de mulheres, há o fator hormonal que pode trazer um tanto de desequilíbrio nas emoções em alguma época do mês. Em todos os casos, a prática de mindfulness ajuda com que você se torne mais equilibrada(o): ao focar sua atenção no presente, sem julgar, apenas desfrutando a experiência com atenção plena, você treina a sua mente para controlar sua atenção - um mecanismo que parece bastante óbvio, mas que, no caso de desequilíbrio emocional, não ocorre! Ou melhor, ocorre justamente o contrário, sua atenção é focada no desequilíbrio, nos sentimentos ruins que surgem quando você reage à alguma situação ou comportamento. Muito comum também é a sua atenção ficar focada nos pensamentos ruminantes (martirizadores, por vezes), sem que você consiga manter qualquer controle sobre isso.

(Fonte: Calming the Emotional Storm - Sheri Van Dijk)

2º Benefício: Diminui a ansiedade, a depressão e o estresse

A prática de Mindfulness diminui a ansiedade, depressão e o estresse. E é por este motivo que a Terapia Cognitivo Comportamental utiliza esta prática em sua clínica. É, exatamente isso que você leu: se você sofre com depressão, transtornos de ansiedade ou estresse, ao chegar numa psicóloga especializada em TCC (como a abordagem é chamada) pode ser que ela te ensine a prática de mindfulness dentro do consultório mesmo. A prática de mindfulness promove uma nova forma de perceber a realidade e o impacto desta sobre os aspectos mentais e a chave para a cura pode estar exatamente neste processo.

Benefício 3: Promove modificações de circuitos neurológicos que possibilitam maior controle das emoções negativas.

Mindfulness promove modificações de circuitos neurológicos. Isto não é incrível? As pesquisas sobre mindfulness no campo da Neurociência revelou que a prática é capaz de promover mudanças estruturais e funcionais em determinadas regiões cerebrais, como o córtex pré-frontal, que é a área de processamento de informações, bem como da regulação da atenção, e também na amígdala, área da ativação dos circuitos do medo e da ansiedade - isso quer dizer que a prática de mindfulness nos ajuda a desenvolver uma habilidade para interromper processos mentais negativos, como a preocupação e a ruminação de pensamentos, além de diminuir também os processos de ansiedade.

(Fonte: Roemer, L. e Orsillo, S.M., A prática da terapia Cognitivo Comportamental baseada em mindfulness e aceitação. Porto Alegre: Artmed, 2010)

Benefício 4: Efeito relaxante.

A prática de mindfulness tem um efeito relaxante. Nós evoluímos em muito com os autocuidados: praticamos esporte para cuidar do nosso corpo, escolhemos melhor nossos alimentos para manter nossa saúde, mas quando precisamos relaxar nós pensamos em... spa? massagem? Sinceramente, o que você pensa? O fato de você seguir com uma atividade por vez, com total atenção no momento presente, pode tirar das suas costas um enorme peso. A maioria das pessoas agem no automático e, para fazer valer seu dia, essas pessoas se atribuem a muitas tarefas que executam de uma só vez, o que pode gerar bastante estresse. Desta forma, a prática de mindfulness pode ser o que você precisava para aprender a viver uma vida mais relaxada.

(Fonte: Calming the Emotional Storm - Sheri Van Dijk)

Benefício 5: Mais consciência sobre suas emoções e as do próximo - empatia.

A prática de mindfulness pode tornar você uma pessoa mais consciente das suas emoções e também mais empática. Um estudo científico de outubro de 2014 descobriu que a prática de mindfulness pode reduzir, a nível cerebral, seus índices de preocupação, depressão, ansiedade e alexithymia. Alexithymia é um fator na construção da personalidade que se caracteriza pela incapacidade de alguém de identificar estados emocionais e descrevê-los. A marca principal desta condição psicológica é a falta de consciência emocional, em si e nos outros, o que pode ser caracterizado por apatia. Este estudo descobriu que mindfulness pode ser uma chave de modulação poderosa para casos como este.

(Fonte: Santarnecchi E, D’Arista S, Egiziano E, Gardi C, Petrosino R, et al. (2014) Interaction between Neuroanatomical and Psychological Changes after Mindfulness-Based Training. PLoS ONE 9(10): e108359. doi:10.1371/journal.pone.0108359)

E agora? Será que você está um pouco mais convencida (o) em praticar mindfulness? Se a sua resposta for sim, corre lá na nossa página de podcasts, já tem práticas esperando por você!

#atençãoplenacuritiba #mindfulnesscuritiba #mindfulness #atençãoplena #benefíciosdapráticademindfulness

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square