Florescer: você também pode!

Já falei neste post aqui um pouco sobre o que é a Psicologia Positiva. Pois bem. Dentro deste movimento temos algumas teorias sobre a felicidade e sobre como podemos ser mias felizes. Neste artigo você entenderá melhor como funciona esse processo e como a Psicologia Positiva Aplicada pode te ajudar a ser mais feliz.

florescimento e psicologia positiva

Sabe a felicidade? Esta mesmo, que todos queremos e que tanto ansiamos... e se eu te falar que ela é um mito? Sim, sim, é quase isso! Pesquisando cientificamente, Martin Seligman (2016) descobriu que parte do que denominamos felicidade é, na verdade, um bem-estar. Dentro desta teoria do bem-estar, Seligman mensurou 5 elementos que contribuem para o construto deste bem-estar:

1. Emoção Positiva;

2. Engajamento;

3. Relacionamentos;

4. Sentido ou propósito de vida;

5. Realização;

A estes 5 elementos deu o nome de PERMA, que na verdade é uma abreviatura dos cinco elementos em inglês, e que configura hoje um tipo ou método de trabalho em Psicologia Positiva, que visa desenvolver estes 5 pontos a fim de atingir o florescimento de uma pessoa.

Florescer é o objetivo principal da Psicologia Positiva e seu conceito não é algo simples de explicar. Consiste, pois, em possuir todas as características essenciais listadas abaixo e possuir 3 das 6 características adicionais, conforme ilustrado abaixo:

para florescer

O que isso quer dizer? Que a pessoa que já possui florescimento tem mais satisfação com a vida, ou seja, é mais feliz. O mais fantástico disso é que nós podemos desenvolver cada uma dessas características, na medida em que conhecemos e fortalecemos nossas 24 forças e virtudes de caráter.

Por isso dizemos que a Psicologia Positiva tem muito valor quando aplicada, pois suas técnicas, avaliações e metodologia já foram comprovadas cientificamente e estão melhorando a vida de centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Como diz Martin Seligman, "todos podem florescer"! Mesmo uma pessoa com transtornos mentais graves, como a esquizofrenia ou a depressão poderão se beneficiar do método PERMA.

Atualmente, há diversos serviços embasados nos conhecimentos da Psicologia Positiva: psicoterapia, coaching, grupos PERMA, consultorias positivas para empresas, dentre tantos outros que vão surgindo conforme a psicologia positiva vai sendo divulgada.

Aqui na CPPMP nós oferecemos a psicoterapia positiva e palestras sobre a Neurociência da Felicidade, um workshop com várias práticas para florescimento. Para 2017, temos grandes projetos: uma formação presencial em Psicologia Positiva pelo Instituto Brasileiro de Psicologia Positiva, grupos PERMA e uma formação na metodologia PERMA, além de muitos outros eventos que estão sendo preparados com muito carinho!

Tem interesse em saber mais? Quer receber dicas de florescimento exclusivas por email? Basta se cadastrar no site! Os emails são enviados semanal ou quinzenalmente!

#psicologiapositiva #psicologiapositivacuritiba #florescimento #florescerpsicologiapositiva #florescer

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square