Descubra: tipo de meditação que é capaz de reduzir os problemas de atenção e melhorar comportamento


mindfulness para crianças

Um estudo randomizado, do ano de 2010, publicado no Journal of Child and Family Studies, descobriu que um tipo de meditação pode não só reduzir os problemas de atenção em crianças, como também é capaz de melhorar o seu comportamento, além de diminuir fortemente a ansiedade e contribuir para o desenvolvimento da resiliência sócio-emocional.

Antes, é importante que você saiba que o estudo randomizado é um dos mais eficientes meios científicos para descobrir os efeitos de um procedimento na saúde dos seres humanos. Constitui numa das ferramentas mais poderosas para a obtenção de evidências em relação aos cuidados com a saúde.

Este estudo foi realizado com crianças de baixa renda, entre 9 a 13 anos, de ambos os sexos. Foi aplicado um programa de Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness de 8 semanas, numa versão adaptada para crianças dentro da referida faixa etária. Os resultados mensurados foram bastante significativos.

Primeiro, verificou-se uma forte relação entre problemas de atenção e de comportamento e ambos foram significadamente diminuídos. A redução de sintomas de ansiedade foi outro efeito que pôde ser atestado de forma clínica. Por fim, o artigo concluiu que a atenção plena pode melhorar a resiliência sócio-emocional em crianças.

Originalmente, o programa MBCT-C foi planejado para aumentar a resiliência de crianças e fornecer um método para redução da ansiedade e do estresse nas mesmas. Os treinamentos propostos pelo MBCT-C foram adaptados para serem viáveis para crianças dentro da faixa etária mensurada. De uma forma geral, o programa melhora a atenção, a autorregulação emocional, a competência social e, o mais importante, o bem-estar psicológico das crianças.

Esta adaptação para crianças foi preconizado pela Dra. Amy Saltzman e pelo Dr. Philippe Goldin, que iniciaram os estudos sobre o treinamento de mindfulness para crianças e fizeram as adaptações necessárias, bem como já alcançaram as comprovações científicas de sua eficiência em diversos sintomas.

Um campo muito amplo de exploração científica está aberto nesta área e as expectativas em torno destas não estão baixas! Muito se caminhou até agora, no que se refere aos efeitos de mindfulness na população adulta, mas muito pouco na área infantil. De toda forma, o que já pôde ser comprovado é altamente enriquecedor!

OBS. Em outubro teremos um grupo de mindfulness aqui no CPPMP para crianças de 5 a 9 anos. Caso deseje ser avisado(a), basta cadastrar-se em nosso site. Também estamos preparando um projeto exclusivo para treinar professores a aplicar mindfulness nas escolas!

Fonte: http://link.springer.com/article/10.1007/s10826-009-9301-y

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