7 motivos para aprender Mindfulness - e ensiná-lo aos seus filhos

Ainda está em dúvida se esta é uma boa prática para adotar como hábito na sua vida e nas dos seus filhos? Justamente por isso elencamos os 7 melhores motivos para praticar mindfulness e se convencer que um treinamento deste pode ser o melhor investimento!

1. Desenvolve a Atenção - entenda porque precisamos dela!

mindfulness para crianças desenvolve atenção

Em nós, adultos, isso resulta em maior produtividade no trabalho, posto que as técnicas de mindfulness desenvolvem mais foco. Se você já teve a impressão de alguém falar com você e você não ouvir, apesar de estar olhando para quem está falando, isso é sinal que este treinamento pode ser ideal para você. Em crianças, que são esponjas daquilo que fazemos, pois refletem nossos hábitos e comportamentos de forma automática, desenvolver a atenção poderá melhorar os problemas de comportamento (já existem estudos comprovando isso aqui). Além disso, desenvolver atenção entre vocês traz benefícios como a presença verdadeira, gerando mais felicidade e satisfação nas relações familiares.

2. Confere maior regulação emocional

mindfulness para criança desenvolve regulação emocional

Quem nunca chegou estressado(a) em casa depois de um exaustivo dia de trabalho, que atire a primeira pedra! É normal que eventos aconteçam e que a gente se desestabilize diante deles. Nosso cérebro é programado naturalmente para reter emoções negativas por mais tempo - isso faz parte do nosso sistema de sobrevivência. Praticar mindfulness desenvolve estruturalmente o cérebro em regiões associadas à regulação emocional, o que significa dizer que os praticantes adquirem maior conhecimento sobre suas emoções e uma capacidade maior para retornar a um estado de equilíbrio emocional após eventos desagradáveis. Se para nós, adultos, isso é tão importante, imagine para os pequenos!!

3. Melhora as Habilidades Sociais

mindfulness para crianças desenvolve habilidades sociais

Este benefício já é tão divulgado que já existem protocolos dentro da Terapia Cognitivo Comportamental para atender esta especificidade. De fato, mindfulness tem se mostrado uma poderosa ferramenta para desenvolver a inteligência emocional, posto que melhora significadamente a relação com os outros. Há práticas específicas para desenvolver a compaixão e a empatia, o que incrementa sentimentos e atitudes de solidariedade. Ainda, há estudos que comprovam uma melhora de 15,96% a 20% nos seis fatores que constituem as habilidades sociais (fonte: para ter acesso ao artigo na íntegra clique aqui). Se pode ser bom para muitos de nós, adultos, que não tivemos a chance ou oportunidade de desenvolvermos nossas habilidades sociais durante grande parte da nossa vida, imagine quão bom e fabuloso pode ser oferecer essa possibilidade aos nossos rebentos.

4. Desenvolve uma capacidade de ser mais feliz

mindfulness para ser mais feliz

Comprovadamente, Mindfulness nos desenvolve uma capacidade para sermos mais felizes. É unanimidade entre os cientistas que nosso cérebro passa, atualmente, por um momento de platô no que se refere ao seu desenvolvimento. Nós evoluímos muito, mas nosso sistema de sobrevivência ainda pertence à pré-história, o que nos concerne hoje uma série de problemas que não precisaríamos ter (para saber mais você pode começar vendo esta série do BBC clicando aqui). Mindfulness ajuda o cérebro a reter mais emoções positivas, o que contribui para nossa felicidade (Fonte: acesse o artigo na íntegra clicando aqui). A novidade mais divulgada da Psicologia Positiva é que a felicidade pode ser aprendida - e, sendo a felicidade dos pequenos nossa felicidade duplicada, mindfulness se torna uma ferramenta da vida feliz!

5. Melhora da saúde física

mindfulness melhora saúde física

Há evidências científicas que um treinamento de 8 semanas melhora significadamente o estado imunológico dos seus participantes. Sabemos, há tempos, da relação entre altos níveis de estresse e diminuição da imunidade, favorecendo o surgimento das doenças infecciosas. Logo, com a diminuição dos níveis de estresse através da prática de mindfulness, implementa nossa saúde física, nos tornando mais fortes. Além disso, a prática também diminui os sintomas de inflamação crônica provocados ou intensificados pelo estresse psicológico (veja aqui, aqui e aqui).

6. Melhora da Saúde Mental e Emocional

mindfulness melhora saúde mental

Quem não deseja ver seus filhos crescendo e se desenvolvendo de forma emocionalmente saudável? É notável hoje em dia o aumento da ansiedade e do estresse na rotina das nossas crianças e, por isso, o índice de diagnóstico de transtornos mentais infantis têm aumentado significadamente. O Treinamento em Mindfulness de 8 semanas, além de desenvolver aspectos relacionados com a regulação emocional, ajuda a diminuir a ansiedade (fonte do artigo aqui) e o estresse (fonte do artigo aqui).

7. Melhora seu rendimento no trabalho e melhora o rendimento do seu filho na escola.

mindfulness melhora rendimento escolar

A prática de mindfulness aliada à práticas de relaxamento (tem sido chamada de Remind) favorecem a um rendimento profissional melhor e há diversos estudos que comprovam a melhora significativa do rendimento escolar da criança ou adolescente. Entre esses estudos, destaca-se este aqui que comprovou a relação entre a prática habitual de remind e um aumento do rendimento escolar. Ainda, destaca-se um estudo de Beaucheim, Hutchins, e Patterson (2008), que aplicaram um treinamento de mindfulness em 34 estudantes com problemas de aprendizagem e baixo rendimento acadêmico. O resultado não poderia ser melhor: além do aumento significativo do rendimento escolar, o grupo apresentou maior desenvolvimento de habilidades sociais e uma significativa diminuição da ansiedade.

Agora, sinceramente, e se você pudesse ter acesso à este conhecimento prático quando criança, será que a sua história teria sido diferente? Sempre ouvimos falar que a melhor herança que deixamos para nossos filhos é uma boa educação e a primeira coisa que nos vem na cabeça, geralmente, é uma boa escola. Esquecemos que a melhor educação é aquela que nossos filhos apreendem pelo nosso comportamento e hábitos. Esquecemos que o melhor a ser desenvolvido por nós em nossas crianças é uma boa inteligência emocional.

Conheço muitas pessoas que ficaram marcadas por: "engole esse choro". Hoje eu tenho a oportunidade de fazer diferente e faço com muito prazer e alegria! Te convido a fazer o mesmo e assim, juntos, temos a chance de mudar o mundo através de uma geração mais compassiva, mais empática, com melhores habilidades sociais e chances de adaptação, e, sobretudo, mais felizes!

Em outubro teremos um grupo de treinamento em mindfulness para crianças! Para receber mais informações, se cadastre em nosso site!

#mindfulnesscuritiba #mindfulnessparacrianças #benefíciosdapráticademindfulness

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square