Ao cultivar uma virtude você poderá ter um impacto altamente positivo na sua vida! Descubra!

"De todas as atitudes que podemos adotar, a do agradecimento é sem dúvida a mais importante e a que mais mudanças pode gerar em nossa vida."

Zig Ziglar

gratidão psicologia positiva

Como já vimos em outros artigos aqui do blog, historicamente, a Psicologia se preocupou em investigar tanto as patologias, também por causa de um contexto específico e necessário, que deixou de lado o estudo e a pesquisa sobre os aspectos saudáveis do ser humano. Tal paradigma tem sido questionado pelo movimento da Psicologia Positiva e estados diante de uma reformulação na ciência psicológica, que a tornará ainda mais humana. A gratidão é um dos aspectos saudáveis e positivos do desenvolvimento humano, é uma das nossas forças de caráter e também e considerado um tema chave, através do qual, outras virtudes podem ser cultivadas e desenvolvidas, trazendo uma vida mais satisfatória.

Os exercícios de gratidão são a pedra angular da mudança para uma vida positiva e também um caminho importante para o florescimento. De acordo com Peterson e Seligman (2014), a gratidão é uma das forças de caráter que permite manifestar a virtude da transcendência, entendida como a forma pela qual todos os seres humanos se conectam com o universo, bem como a forma que entendem o sentido de suas vidas.

A gratidão é a consciência de agradecimento pelas coisas boas da vida. Pode ser cultivada e desenvolvida ao dedicarmos parte do nosso tempo para contemplar e agradecer as coisas que temos e somos. Seus exercícios são amplamente divulgados pelo fato de terem um impacto positivo e rápido na vida das pessoas. É quase uma mudança de perspectiva.

Exercício das 3 Bênçãos

Este é um dos exercícios mais divulgados. É um exercício que realmente funciona e, caso você duvide, experimente a técnica, já que ela não toma muito tempo. Todos os dias, antes de dormir, lembre-se de três coisas boas que aconteceram no seu dia - não precisa ser grandes feitos, nem grandes alegrias, podem ser coisas simples e pequenas que te trouxe um alento de alegria e paz. Se puder, escreva.

Este exercício simples (e às vezes até considerado bobo) pode ajudar nosso cérebro a reter mais emoções positivas. Uma emoção positiva dura até 4 segundos no cérebro, enquanto que uma emoção negativa pode demorar dias para ser processada - isso é o funcionamento de um cérebro normal. A culpa é do nosso arrojado sistema de sobrevivência, que durante todas as temporadas antepassadas, desenvolveu-se muito através de experiências negativas, do que não fazer para sobreviver e perpetuar a espécie. O sistema é antigo e ainda está em vigor, com força total, sendo responsável por grande parte dos problemas psicoemocionais dos tempos atuais.

Funciona com Crianças

Se você é uma mãe ou um pai cansado das reclamações dos pequenos, que tal apostar nesta técnica? Vocês podem juntos confeccionar um "pote da gratidão", deixar super personalizados e motivá-los a encher o pote da gratidão. Todos os dias, antes de dormir, anotar num papel três motivos para agradecer, colocar a data e colocar o papelzinho no pote. Depois, me contem o resultado!

pote de gratidão curitiba

Benefícios do Cultivo da Gratidão

  • Fortalece as relações. Uma atitude agradecida favorece uma maior empatia com outras pessoas.

  • Nos tornamos mais resilientes, mais capazes de valorizar e de aprender com todos os acontecimentos, sejam positivos ou negativos.

  • Nos tornamos mais generosos, com os demais e conosco mesmo.

  • Promove o perdão. Quanto mais agradecemos, maior nossa capacidade de perdão.

  • Nos tornamos mais otimistas, posto que valorizamos as coisas positivas, por menores que sejam.

  • Aumenta a autoestima.

  • Nos tornamos menos materialistas.

  • Sentimos mais satisfação a nível social e profissional.

Existem muitos outros exercícios para cultivar a gratidão e obter seus benefícios. Através de um trabalho de terapia do bem-estar, você pode ter acesso à todos eles, implementá-los em sua rotina e passar a ter uma vida com maior satisfação, bem-estar e significado!

A Ajuda em Tempos Difíceis

Os dados aqui publicados foram retirados de um artigo científico escrito no Brasil, por Simone Paludo e Silvia Koller e publicado na Revista Psicodebate: Psicologia, Cultura y Sociedad. Ele pode ser acessado na íntegra, através das Referências Bibliográficas deste artigo.

As autoras mencionam que, de uma forma geral, a gratidão é gerada mais habilmente após eventos difíceis e negativos e citam alguns artigos de pesquisas realizadas nos EUA após eventos traumáticos, que corroboram esta ideia. Mas Frederickson (2003) sugere que, sendo a gratidão uma emoção positiva, que efetivamente contribui para a promoção do bem-estar, ela pode ser benéfica também em tempos de adversidades, quando, ainda diante das dificuldades, identificamos benefícios desta situação adversa.

Desafio

Para que a gratidão se torne um hábito, podemos nos valer de algumas estratégias. Caso você queira atestar sobre a eficiência da gratidão de mudar nossa vida e nosso foco, que tal apostar nesse desafio? Antes de tudo, faça uma análise das suas duas últimas semanas: tudo o que lhe ocorreu, as coisas que você tem domínio e as que não tem, suas escolhas, sejam elas assertivas ou não... como você analisa? "Copo meio cheio" ou "copo meio vazio"? Isto é apenas para estabelecermos um ponto de partida. Escolha um dia da semana para iniciar seu "projeto gratidão". Você pode tanto iniciar o exercício que sugerimos aqui, das 3 bênçãos diárias, mas pode também amplificar essa atitude, se propondo a, todos os dias, fazer algo para mostrar-se grato. Entre essas atitudes: escrever uma carta de gratidão para alguém; mandar uma mensagem para uma pessoa agradecendo por algo; diante de um pequeno momento agradável no seu dia, agradeça - mas seja específico(a) (por ex. "agradeço por ter recebido uma notícia tão boa neste dia"); etc... Você pode elaborar uma rotina, assim:

Segunda-feira: estar atento(a) para os bons momentos em que vale a pena a gratidão (apesar da gratidão sempre valer a pena!);

Terça-feira: agradecer um amigo por uma ajuda de outrora;

Quarta-feira: escrever uma carta (ou email) de gratidão;

Quinta-feira: agradecer meus pais, pela vida;

Sexta-feira: agradecer por todas as coisas boas e que me ajudaram a crescer na semana;

Sábado: refletir como estou me sentindo e sentindo a vida através deste desafio.

Eu sou uma pessoa APAIXONADA pela estação da Primavera! Por isso, vou fazer de setembro MEU MÊS da gratidão! Vou me desafiar a todos os dias agradecer a algo e alguém. Quem topa me acompanhar??

Fonte:

https://dspace.palermo.edu:8443/xmlui/bitstream/handle/10226/424/7Psico%2004.pdf?sequence=1&isAllowed=y

FREDERICKSON, B.L. (2003), The Value of Positive Emotions. American Scientist, 91, 220-225

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