Mindfulness para Crianças

“Foi demonstrado que ensinar felicidade, empatia, altruísmo e compaixão tem resultados benéficos para o aprendizado em sala de aula como um todo”,

Vinciane Rycroft

Incorporar a prática Mindfulness na sua vida reflete na:

  • Promoção da Saúde,

  • Gestão Emocional e Mental,

  • Função Executiva,

  • Desenvolvimento Cognitivo,

  • Melhora no desempenho Escolar e nas Relações Interpessoais

Mindfulness pode ser considerada como um treino que capacita a pessoa a entrar em um estado de atenção plena, percebendo de forma consciente e observando pensamentos, sensações físicas, emoções, e atividades no momento presente, sem o julgamento dos mesmos, numa atitude de aceitação e reconhecimento.

Conectando-se consigo mesma, a pessoa fica aberta à autorreflexão, sendo que estas envolvem questões cotidianas e, com a constância na prática, demonstram a evolução e o alcance do objetivo de Mindfulness, que é o fortalecimento da capacidade de prestar atenção e focar na atividade que estão a desempenhar no momento presente, o que permite a atuação de outras partes do cérebro que, por sua vez, levam à regulação emocional, bem como a redução do estresse e da ansiedade.

"A consciência que emerge por prestar atenção propositalmente, no momento presente, sem julgamentos, aos desdobramentos das experiências momento a momento."

John Kabat-Zinn

Este treino de atenção promove mudanças na estrutura do cérebro, sincronizando a atividade neural entre as regiões da atenção e das emoções, favorecendo a capacidade de concentração, a autoconsciência e a auto-regulação emocional.

Adaptado para crianças e adolescentes pela Dra. Amy Saltzman (Médica de Medicina Interna, Instrutora de Mindfulness, fundadora e diretora da Associação de Mindfulness na Educação, E.U.A.) e Dr. Phillipe Goldin (Universidade de Standford, E.U.A.), a prática vem demonstrando excelentes resultados em termos de concentração, atenção, desempenho cognitivo, ansiedade, depressão, aceitação pessoal e interação social.

É um tipo de meditação versátil que usa da atenção nas sensações corporais no momento presente, exercícios de respiração, comer e caminhar conscientemente, entre outras formas lúdicas e divertidas. Para as crianças é importante que tenha uma curta duração e estejam presentes em vários momentos da rotina de casa e na rotina escolar. Através desta atenção plena as crianças e jovens se fortalecem e conseguem uma melhor resposta para lidar com situações desfavoráveis e de contrariedade. Onde ela consegue parar o momento do impulso e pensar antes de tomar uma decisão, tendo a oportunidade de escolher a melhor alternativa de forma consciente, ao invés de somente reagir.

“Mindfulness é um processo refinado de atenção que permite que as crianças vejam o mundo através da lente da atenção, do equilíbrio e da compaixão."

, Susan Kaiser Greenland (autora de The Mindful Child)

A atenção e auto-regulação dos seus comportamentos contribuem para o sucesso escolar não só de crianças, mas também dos professores, como afirma Vinciane Rycrofort, do Mind with Heart.

"Você pode se relacionar de uma forma mais humana com a sua classe, sem comprometer a sua experiência e autoridade como professor. Recebemos um feedback imediato da atmosfera da classe; a nossa atitude de abertura e respeito é espelhada de volta para nós por parte dos alunos, criando condições para seu florescimento." Vinciane Rycroft

Jesus C. Guillen continua:

“Programas de educação Socioemocional são capazes de mudar e melhorar nosso cérebro graças à neuroplasticidade. Através da atenção plena, ele investiga essas dimensões emocionais que compõem o caráter humano para fortalecer os circuitos cerebrais responsáveis ​​pela atenção, autocontrole, empatia, compaixão e resistência ao estresse gerando situações cotidianas. Nos tempos atuais, quando as crianças são tão 'superestimuladas', ensiná-los a acalmar a mente e concentrar-se desde muito cedo, afeta positivamente a sua saúde bem-estar e de longo prazo e melhorar as suas relações pessoais e os seus resultados acadêmicos. E essa é a essência da aprendizagem, o que nos permite vida e nos permite ser pessoas melhores. No final, tudo se resume ao ensino e aprendizagem constituem experiências felizes. Felizmente, o nosso cérebro faz com que seja possível.”

Comprovado cientificamente, o Programa Mindfulness é a oportunidade de vivenciar e desenvolver essas habilidades. E estamos trazendo para Curitiba uma idéia inovadora, de aplicação do Mindfulness em crianças, de forma a fortalecer Parentalidade. Você não pode ficar fora deste movimento!

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