Grupo de Mindfulness e muitas novidades!

Tenho estado um pouco ausente do blog devido à intensidade de acontecimentos que surgiram! Vou contar um pouco sobre.

A primeira delas é: vamos nos mudar! Para um espaço maior, com mais consultórios, a equipe também está aumentando. Neste novo espaço, que vai ficar aqui no Jardim Social mesmo, teremos uma sala maior para cursos, workshops, mindful yoga (novidade sim!) e práticas de mindfulness ao longo da semana. SIM, você não vai precisar mais esperar um grupo começar para praticar mindfulness! Seremos os primeiros no Brasil a implantar este sistema que é bastante comum nos EUA.

Outra super novidade será nossa participação na feira do I Congresso Internacional de Felicidade aqui em Curitiba, nos dias 19 e 20 de novembro. O evento acontece na Ópera de Arame e a feira será na Pedreira Paulo Leminski. Estamos preparando uma série de atividades e muitas surpresas para estes dois dias!

Sobre os Grupos de Mindfulness

A partir do ano que vem, os grupos acontecerão em outro formato, mais voltado para questões específicas - diminuição do estresse, para lidar com ansiedade, etc. Este ano teremos um último grupo que começa agora, dia 19 de outubro, quarta-feira. São encontros semanais, com duração de uma hora a uma hora e meia, em que são abordados diferentes temas, teremos a experiência de algumas vivências e as práticas de mindfulness são ensinadas no sentido do desenvolvimento da atenção plena, ou seja, as técnicas vão aumentando sua complexidade.

Para explicar um pouco melhor, fizemos este post, que está separado em três partes. A primeira é esta, que explica como funciona o grupo. A segunda, falaremos sobre a temática de cada encontro. E a terceira vamos falar sobre todos os benefícios deste grupo de práticas.

Em todos os encontros são entregues pequenos folhetos que resumem o que falamos no grupo. O grupo é pouco teórico, mas a teoria é importante para que você entenda os "porquês" do seu funcionamento mental. Aceitar este funcionamento de agora é essencial para podermos modificá-lo e torná-lo mais coerente com seus objetivos de vida e de saúde.

Além dos folhetos instrutivos, você leva para casa também um áudio em MP3 referente à prática principal do encontro, para que continue a praticar durante toda semana. Todos os áudios são produzidos pelo Centro de Psicologia Positiva e Mindfulness do Paraná e são exclusivos.

Temáticas dos Encontros

No primeiro encontro, explicamos o que é mindfulness e o que não é. Falamos sobre as atitudes mindful e fazemos algumas vivências para entender melhor tais atitudes. São entregues alguns testes que pedimos para você preencher em casa e nos trazer posteriormente, para podermos assegurar o seu desenvolvimento interno. Estes testes são repetidos ao final do grupo.

No segundo encontro, você vai entender melhor os modos de funcionamento do cérebro e começar a compreender a origem do sofrimento mental/emocional. Teremos vivências de como podemos sair do automatismo da vida e levar uma rotina mais consciente. As práticas para a semana incluem também o desenvolvimento de uma nova perspectiva de funcionamento mental.

No terceiro encontro, começamos a trabalhar com o cérebro para aumentar a sua capacidade de retenção de emoções positivas. Também vamos aprender técnicas para começar a lidar com a mente dispersa, afim de treinar diversos aspectos da atenção, concentração e foco. Técnicas para aprender a lidar com pensamentos ruminantes e indesejados também serão ensinadas. As práticas diárias envolvem a mesma temática.

No quarto encontro trabalhamos com as coisas que nos causam aversão. Vamos entender melhor o funcionamento da mente nestes casos e em como podemos amenizar e lidar com essas situações e emoções da melhor maneira possível. O objetivo é aumentar a capacidade de regulação emocional e resiliência, aspectos fundamentais para "não cair" diante das situações desagradáveis da vida.

No quinto encontro, explicamos melhor como funciona o processo e mecanismo de aceitação e seu impacto na construção de uma flexibilidade cognitiva maior. Variadas técnicas são ensinadas. Técnicas de respiração e REMIND (mindfulness para relaxamento) também são explicadas e vivenciadas.

Outras formas de lidar com os pensamentos serão aprendidas no sexto encontro. Nesta ocasião também faremos alguns ajustes na prática individual de cada participante. Entenderemos a base do funcionamento cognitivo, para compreender a origem dos pensamentos e tudo que agregamos a ele.

Práticas de autocompaixão, compaixão, amabilidade e bondade são ensinadas no sétimo encontro. São práticas que enaltecem o perdão, a compreensão de si mesmo e do outro, o que permite uma experiência de vida mais leve, sem tantas autocríticas, sem bloqueio por excesso de perfeccionismo. Através destas práticas, uma grande melhora em relação às vivências sociais é esperada.

No oitavo encontro, estabelecemos as metas para prosseguir, fazemos uma recapitulação de tudo o que vivenciamos e aprendemos e elaboramos um plano de ação das práticas que você melhor se adaptou para as mantenha. Nesta ocasião, os testes são reaplicados.

ATENÇÃO:

Este é um modelo que foi descrito de forma bastante superficial. Inúmeras vivências são aplicadas em cada sessão e o aprendizado decorrente é reforçado através de práticas em áudios.

Benefícios da Prática de Mindfulness

Inúmeros benefícios já foram comprovados pela ciência a partir de um grupo de mindfulness de 8 semanas e são amplamente divulgados pela comunidade científica. No geral, a prática diminui os sintomas da ansiedade, ao desenvolver uma nova forma de lidar com esta; diminui os sintomas de estresse; previne recaídas depressivas; tem sido utilizado como tratamento complementar nos casos de compulsão alimentar e também nos casos de adição, com excelentes resultados; nos casos de dor crônica, mindfulness mostra-se como um grande diferencial no tratamento multidisciplinar.


Em todos os casos, a prática contribui para a qualidade de vida dos seus praticantes, melhora o foco e a produtividade seja no trabalho, seja nos estudos. É aplicável também em crianças e adolescentes, com excelentes resultados e benefícios.


Já foi comprovado que mindfulness muda as estruturas cerebrais, aumenta a massa cinzenta em regiões do cérebro responsável pelo mecanismo de atenção e de regulação emocional. Aliás, regulação emocional é um grande benefício da prática de mindfulness - a capacidade de retornar ao equilíbrio rapidamente após um evento desagradável ou estressante.


Ainda há os benefícios psicológicos da prática de mindfulness, entre eles: maior índice de satisfação com a vida, aumentando a autoconfiança, autoestima, o senso de competência, o otimismo, a empatia. Estes são apenas alguns dos benefícios. Neste artigo aqui, você pode encontrar todas as referências científicas que sustentam as informações aqui publicadas.

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