Mindfulness Psychology: Saiba o que é

Com a crescente disseminação das possibilidades em Mindfulness, muito em virtude dos milhares de artigos científicos publicados, não era de se pensar que a aplicação clínica da técnica ficaria apenas como uma ideia flutuante por aí. Os artigos científicos e as comprovações dos benefícios são demasiadamente animadoras para que a ideia de utilizar técnicas de desenvolvimento da atenção plena dentro do contexto psicoterapêutico ficasse guardada dentro de uma gaveta.

Pois bem, à aplicação psicoterapêutica das técnicas de Mindfulness, damos o nome de Mindfulness Psychology, termo ainda sem tradução para a nossa língua, já que "Psicologia da Atenção Plena" não comportaria toda a complexidade pela qual está se desenvolvendo Mindfulness Psychology. Neste contexto, as técnicas e práticas de Mindfulness são denominadas MBI - intervenções baseadas em mindfulness.

Em um dos únicos livros publicados no Brasil sobre Mindfulness e Psicoterapia, é possível ter uma ideia do que está acontecendo mundo afora. Nesta obra, se fala sobre três formas de se trabalhar com Mindfulness: Terapia Informada em Mindfulness, Terapia Orientada em Mindfulness e Terapia Baseada em Mindfulness, sendo que apenas nesta última é possível a aplicação e sugestão de técnicas e práticas para desenvolvimento da atenção plena em nossos pacientes.

No geral, o livro fala mais sobre todos os benefícios provindos de Mindfulness nos principais transtornos mentais, fornece algumas ideias sobre estas possibilidades, sem falar especificamente como poderíamos trabalhar em cada caso. Sem dúvida, é um excelente livro de introdução, mas permita que eu te diga: é básico! E olha que o livro possui temáticas interessantíssimas, todas bem fundamentadas.

Mindfulness Psychology, hoje, possui protocolos bem fundamentados, que foram adaptados de outras abordagens psicológicas e que se constituem como terapias baseadas em Mindfulness. As intervenções são pautadas em técnicas e exercícios embasados nas atitudes mindful e em práticas formais de mindfulness. São diferentes para cada caso.

Um curso em Mindfulness Psychology engloba uma visão específica a respeito de cada um dos transtornos mentais (geralmente pautado na Psicologia Cognitiva, mas com algumas mudanças pontuais, já que Mindfulness tem sua própria visão), mas antes disso, se fundamenta em processos básicos sobre a relação terapêutica, o cultivo do espaço terapêutico, a mudança pautada em minduflness, que constituem temas básicos, introdutórios e essenciais para o desenvolvimento da psicoterapia baseada em Mindfulness.

O CPPMP já teve sua primeira turma de Mindfulness Psychology e prepara a segunda turma, já com data prevista para fevereiro, março e abril. O curso é de capacitação e habilitação destinado apenas para psicólogos e estudantes de psicologia. Neste formato da segunda turma, além de obter conhecimento específico sobre como atuar clinicamente com mindfulness, você participará de um grupo para que vivencie e tenha experiência de todas as técnicas básicas, o que é imprescindível, já que as técnicas aplicadas em casos de transtornos são bastante complexas e requerem um conhecimento prévio de exercícios mais simples.

Não está em Curitiba? Sem problemas! Em janeiro temos a previsão para lançar este curso num formato online, que vai ser mais extenso que a turma presencial. Não é porque é online que teremos menor qualidade, pelo contrário, estamos trabalhando para garantir o máximo de excelência nesta formação à distância. Fique atento, pois serão apenas 30 vagas nesta primeira turma online! Pré-inscrições já estão abertas pelo email contato@mindfulnessparana.com.br

Este mês de novembro vamos dedicar vários posts sobre Mindfulness Psychology e sobre toda sua complexidade!

Um abraço e

Be Mindful!

#mindfulnesspsychology #psicologiamindfulness

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square