Benefícios de um treinamento de Mindfulness de 8 semanas

Direto ao tema de hoje, vamos listar os benefícios da prática de Mindfulness, mais especificamente, os benefícios que você pode obter durante o treinamento de 8 semanas.

Nos últimos anos, o interesse pela prática de mindfulness aumentou consideravelmente entre a população, o que incitou ainda mais as pesquisas sobre seus efeitos na saúde. Graças às investigações realizadas, se descobriu que a prática tem numerosos benefícios, entre eles, a melhora da saúde física, mental e emocional. Fisicamente, Mindfulness reduz o cortisol e a pressão arterial e aumenta o sistema imunológico. Cognitivamente, diminui a ruminação e aumenta a capacidade de atenção. Emocionalmente, reduz a reatividade emocional e melhora a resiliência (capacidade de recuperação).

De uma forma geral, mindfulness melhora nossa habilidade para gerenciar emocionalmente as situações complicadas e muda a forma como vemos a nós mesmos, melhorando nossa autoestima. Alguns estudos mostram como a prática desta atividade pode mudar significadamente o cérebro das pessoas num curto período de tempo - apenas 8 semanas!

É possível mudar o cérebro com 8 semanas de práticas de desenvolvimento da atenção plena?

É sim e é o que a ciência comprova. O treinamento de mindfulness gera um impacto muito positivo no sistema límbico, que é a parte do nosso cérebro responsável pelas emoções. O desenvolvimento da atenção plena reduz a atividade da amígdala, a região do cérebro que determina quanto de estresse experimentamos e isso impacta diretamente nas nossas respostas de medo. As pessoas com amígdala muito ativa, por exemplo, são mais propensas a sofrerem com depressão e com ansiedade. O estudo "Stress reduction correlates with structural charges in the amygdala" mostra como os participantes, através de 8 semanas de prática, conseguiram reduzir o núcleo direito da amígdala, relacionado com os estados de ira. Esta redução se associava com a percepção de menores níveis de estresse por parte dos sujeitos. Ou seja, em apenas 8 semanas os participantes do estudo foram capazes de mudar fisiologicamente seu cérebro e reduzir seus níveis de estresse. Dois meses. Nada mais.

Mindfulness também aumenta o funcionamento do córtex pré frontal. Mais especificamente, aumenta o funcionamento do córtex cingulado anterior, uma parte do cérebro conectado com o córtex pré-frontal, relacionado com a empatia e com a tomada de decisões. Isso quer dizer que as pessoas que tem bom nível de atenção plena conseguem tomar decisões mais rápidas e assertivas. Os participantes estudados mostraram também maior estabilidade emocional e menor reatividade, que é a nossa resposta emocional involuntária à uma situação.

As investigações no campo na neurociência também demonstraram que Mindfulness muda o modo em que vemos nós mesmos. A grande maioria de nós passa grande parte do dia analisando a vida - com pensamentos voltados para o futuro (que inclui planejamentos, fantasias, etc.) ou com ruminações do passado, relembrando memórias - isto faz com que a maioria das pessoas levem uma vida emocional muito pobre. Praticar Mindfulness nos treina a centrar-nos no presente, a ser consciente do que sentimos no corpo momento a momento. Abandonamos o pensamento de "como deveria ser nossa vida" para nos dar conta e lidarmos com o que é a nossa vida. E ao fazer este exercício aprendemos a como nos sentir melhor.

Um estudo de Kirk Brown descobriu que as pessoas com alta pontuação numa escala de mindfulness estavam mais conscientes de seus processos inconscientes. Além disso, essas pessoas tinham mais controle cognitivo, e uma maior capacidade de moldar o que eles fazem e o que eles dizem, do que as pessoas com pontuações mais baixas na escala mindfulness. Tais escalas avaliam o construto de Atenção Plena que temos.

O famoso estudo de Sara Lazar também comprovou que com apenas 8 semanas de meditação é possível observar mudanças estruturais no cérebro, como o aumento da massa cinzenta, especialmente na área responsável pela regulação emocional - isso significa um retorno mais rápido ao estado de equilíbrio após alguma situação estressante.

Sem dúvidas, podemos dizer que Mindfulness é uma oportunidade fabulosa e altamente eficaz de fortalecer e melhorar nosso cérebro. É como treinarmos o corpo todos os dias numa academia - mas não precisamos empregar horas e horas para nos beneficiar dos seus resultados. Os estudos demonstram que 5 a 10 minutos diários são suficientes.

Como conhecer esta metodologia de gerenciamento emocional tão poderosa?

Aqui no CPPMP temos práticas gratuitas todas as semanas. Algumas semanas elas são dedicadas à crianças e adolescentes e nas outras são específicas para adultos. Para saber quando tem práticas, basta cadastrar seu email aqui no site ou enviar um pedido especial para a Mayara no email contato@mindfulnessparana.com.br pedindo emails semanais (aqui pelo site você é avisado mensalmente sobre a agenda).

Você também pode curtir nossa fanpage e acompanhar as notícias por lá.

Ou você pode também escolher passar pela experiência de um treinamento completo de Mindfulness, que dura 8 semanas - tempo exato para você colher todos os benefícios que enunciamos aqui. Neste treinamento você terá uma experiência direta com toda metodologia de Mindfulness, suas vivências, práticas formais e informais. Uma nova turma está se formando para iniciar dia 12 de abril e ainda há algumas vagas.

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