Yoga e o Aumento dos Níveis GABA no cérebro: o que a depressão tem a ver com isso? [Mindfulness Psyc

Pesquisadores da Boston University of Medicine e do Hospital McLean descobriram que a prática de yoga pode elevar os níveis de GABA, o principal neurotransmissor inibitório do cérebro. Os resultados, que apareceram na edição de maio de 2007 no Jornal de Medicina Alternativa e Complementar, sugerem que a prática do Yoga pode ser explorado como possível tratamento para depressão e ansiedade, distúrbios associados a baixos níveis de GABA.

A Organização Mundial de Saúde relata que as doenças mentais compõem 15% das doenças do mundo. A depressão e a ansiedade contribuem para este peso e estão associadas com baixos níveis de GABA. Atualmente, essas desordens foram tratadas com sucesso com a administração de agentes farmacêuticos específicos para aumentar os níveis de GABA.

Usando ressonância magnética de imagem espectroscópica, os pesquisadores compararam os níveis de GABA de oito sujeitos, antes e após uma hora de ioga, com 11 sujeitos que ao invés de praticarem yoga, se absteram a ler um livro por também uma hora. Os investigadores descobriram um aumento 27% em níveis de GABA no grupo praticante ioga após a sua sessão, mas nenhuma alteração no grupo sujeito a comparação após a sua sessão de leitura. A aquisição dos níveis de GABA foi feito usando uma técnica de espectroscopia por ressonância magnética desenvolvido por J. Eric Jensen, PhD, professor assistente de psiquiatria na Harvard Medical School e um físico associado do McLean Hospital.

Segundo os pesquisadores, o yoga tem se mostrado promissor na melhora dos sintomas associados à depressão, ansiedade e epilepsia. "Nossas descobertas demonstram claramente o aumento dos níveis de GABA cerebrais após uma sessão de ioga em praticantes de yoga experientes, ", disse o autor Chris Streeter, MD, professor assistente de psiquiatria e neurologia em BUSM e um associado de pesquisa no McLean Hospital.

"Este estudo contribui para a compreensão de como o sistema GABA é afetado tanto pelo farmacológico como por intervenções comportamentais, e vai ajudar a orientar o desenvolvimento de novos tratamentos para estados de baixo GABA ", disse o co-autor Domenic Ciraulo, MD, professor e presidente do departamento de psiquiatria da BUSM.

"O desenvolvimento de uma intervenção barata, amplamente disponível, tais como yoga que não tem efeitos colaterais, mas é eficaz em aliviar os sintomas de distúrbios associados a baixos níveis de GABA tem vantagens claras para a saúde pública", acrescentou o autor sênior Perry Renshaw, MD, PhD, diretor do Centro de Imagiologia Cerebral do Hospital McLean Harvard-afiliado.

Fonte: http://phys.org/news98980887.html

Você sabia?

As práticas de Yoga são incorporadas nos programas de Mindfulness desde o tradicional MBSR, criado por Jon Kabat-Zinn. O desenvolvimento da atenção plena também acontece através do exercício físico consciente e, por isso, a prática de yoga é fundamental. Nesta ocasião e dentro deste processo, a prática recebe o nome de Mindful Yoga, posto que aplicamos as atitudes Mindful no contexto da prática ancestral de yoga.

Grupos de Mindfulness sempre acontecem no CPPMP. A próxima turma será no dia 12 de abril. Caso queira receber mais informações, escreva para contato@mindfulnessparana.com.br

Você Sabia?

#yoga #depressão #mindfulyoga #yogaedepressão #mindfulness

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square