Mindfulness - 5 passos para aumentar o prazer sexual feminino.


Você já se pegou vagando seus pensamentos no meio de um encontro sexual? A maioria das mulheres já e isso ocorre por diversos fatores, problemas do dia a dia, insatisfação com o parceiro, doenças e traumas sexuais podem ser um deles e, isso diminui o prazer sexual e os orgasmos. E é impossível ter prazer se você estiver pensando em tais preocupações.


Para aumentar seu prazer sexual você precisa treinar seu cérebro para estar plenamente focado no momento sexual, a prática diária de mindfulness ou atenção plena pode te ajudar.


Práticas de atenção plena fornecem uma abordagem diferenciada e ampliada da consciência corporal ligada a obtenção do prazer sexual. A atenção plena auxilia as mulheres a se desapegarem de pensamentos, muitas vezes julgadores e disfuncionais, para se entregarem no momento presente, ampliando o foco nas sensações corporais.


O sexo com atenção plena é quando você está total e completamente imerso nas sensações físicas do seu corpo e não significa que você nunca terá pensamentos perturbadores.

Isso significa que você é capaz de deixar que esses pensamentos não te distraiam sem ficar presa neles, levando a sua atenção às reações físicas do corpo aproveitando cada momento.


Aqui estão cinco passos a seguir que lhe permitirão sintonizar seu corpo para melhorar a sua consciência corporal e aumentar o seu prazer sexual:


1. Veja o corpo como uma fonte de conhecimento.

O corpo é um importante centro de percepção, emoção e memória - uma valiosa fonte de informação. E diferentemente de nossas mentes, que tendem a empregar negação e distração, o corpo te diz a verdade.

2. Observe os sinais de resistência.

A abordagem consciente começa com atenção às sensações que acompanham a resistência ao sexo, por exemplo, você pode ter a intenção de dormir com seu parceiro, mas a irritabilidade, sonolência, repulsa, vergonha ou ansiedade podem aparecer e atrapalhar seus planos.

3. Seja curiosa.

Ofereça uma consciência gentil, sem julgamento, sobre as sensações do seu corpo. A atenção muitas vezes trará maior clareza. Esteja aberta à ideia de que ressentimento, desapontamento ou outros sentimentos possam surgir. Pode haver uma tendência a varrer esses sentimentos para debaixo do tapete, mas eles não precisam representar uma ameaça ao seu relacionamento. Ao permitir que emoções negativas normais estejam presentes, elas podem servir como um guia para o crescimento do seu relacionamento.

4. Encontre a saída.

Sexo não é um dever. É fácil ignorar o eu a serviço de agradar o outro, mas saiba que agindo dessa forma, seu parceiro provavelmente também sofre com esse sexo não correspondido. Pode haver um desejo por trás da sua resistência. Pergunte a si mesma: quais são minhas necessidades não atendidas? O que eu desejo neste momento? Que pensamentos surgem em minha mente? A diminuição do prazer sexual pode ser um indicador de que algo pode estar faltando. É hora de se certificar de que você está recebendo o quer e não simplesmente seguindo um roteiro diário.

5. Compartilhe o momento com seu parceiro.

Explore o que está sentindo e seja curiosa sobre o que seu parceiro também sente. Exponha seu ponto de vista com uma abordagem sem julgamento, a conversa não precisa ser intimidante. Na verdade, seu parceiro pode sentir a honestidade como um alívio. A tensão sentida terá a oportunidade de ser esclarecida e a intimidade restaurada.

Jeniffer Tavares

Psicóloga e Instrutora de Mindfulness

Atendimento individual, grupo de mulheres ou casais.

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