Você sofre com ansiedade?


Falta de ar, taquicardia, mãos suadas. As vezes não está acontecendo nada "lá fora", mas aí dentro há uma baita revolução - que pode estar acompanhada por uma angústia tremenda, um medo inexplicável, que não te deixa dormir, ou desencadeia uma crise que te faz parar no hospital.




A ansiedade é uma resposta fisiológica do nosso organismo, essencial para a nossa sobrevivência. No entanto, seu mau gerenciamento pode acarretar sérios danos para nosso sistema psicoemocional.


Transtorno de ansiedade generalizada, fobia social ou timidez extrema, compulsão alimentar, transtorno de pânico, transtorno obsessivo compulsivo e até depressão: todas essas desordens mentais podem ser desenvolvidas pelo mau gerenciamento da ansiedade.


E o que fazer com isso?

As terapias baseadas em mindfulness entendem que os processos de atenção tem um importante impacto nas desordens advindas da ansiedade. Dessa forma, treinando a atenção é possível retomar o funcionamento normal de todo nosso sistema.


O desenvolvimento da atenção plena é um excelente recurso para o gerenciamento da ansiedade e o tratamento das desordens associadas à mesma, como demonstra diversos artigos científicos.

Seu impacto vai além do psicológico ou emocional, já que modifica áreas do cérebro importantes para o equilíbrio emocional, como na região amigdalal, que é responsável pela resposta fisiológica da ansiedade e do estresse.


Atenção plena é uma das traduções de mindfulness. Consiste num treinamento mental da atenção com forte impacto psicoemocional e de alta comprovação científica. Um dos recursos mais indicados no mundo para o combate ao estresse e ansiedade.


EXERCÍCIO ÚTIL!


Tá sentindo a sua mente agitada, cheia de pensamentos que acabam te atrapalhando no decorrer do dia? Tente fazer esse execício. Imagine em sua mente uma tela enorme. Conforme vão surgindo os pensamentos, organize-os em pastas (fantasias, planejamentos, lembranças, etc). "Guarde" o pensamento e espere surgir outro. Permaneça por 5 ou 10 minutos. Ficou confuso? Confira em nosso site a meditação guiada para esse exercício e BOA PRÁTICA!


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