Você sabe o que é Mindful Eating

O relacionamento com a comida é algo constante em nossas vidas, desde o nascimento, se tornando indispensável e essencial para o desenvolvimento, além de ser responsável pela nossa saúde física e mental. Ter um bom relacionamento com com o que colocamos à boca, nos faz ter uma melhor percepção do mundo e de nós mesmos.

Segundo o The Center of Mindful Eating, a prática da atenção plena na alimentação consiste em: ● Permitir que você tome consciência das oportunidades positivas e estimulantes que estão disponíveis através da seleção e preparação de alimentos, respeitando sua própria sabedoria interior. ● Usar todos os seus sentidos ao escolher comer alimentos que sejam satisfatórios para você e nutritivos para o seu corpo. ● Reconhecer respostas a alimentos (gostos, desgostos ou neutros) sem julgamento. ● Tornar-se consciente de sinais físicos de fome e saciedade para orientar suas decisões de começar e terminar de comer.

Para que o Mindfulness seja aplicado corretamente em sua alimentação, é necessário que você esteja voltado completamente para o momento da refeição, sem distrações de celular ou tv, por exemplo, para perceber a quantidade e qualidade do que está em seu prato, além de sentir os sabores, cheiros e observar as cores dos alimentos. É importante mastigar lentamente até ter a sensação de saciedade por completo, para acompanhar se o seu corpo estava realmente com fome ou simplesmente com uma reação emocional.

Os benefícios do Mindful Eating estão ligados à diversas áreas como: despertar o prazer em degustar uma boa refeição sem culpa, além de auxiliar também para o emagrecimento, combatendo o efeito sanfona, melhor digestão e absorção dos nutrientes. A prática é importante para evitar a compulsão alimentar e ansiedade.

“Intervenções de mindfulness visam a melhorar a regulação emocional e aumentar a conscientização sobre sinais de fome e saciedade aumentando a consciência dos estados internos e reformulando-os como eventos transitórios”, Leah DeSole, no livro Eating disorders and mindfulness: exploring alternative approaches to treatment.

Segundo Leah DeSole, as técnicas de mindfulness aumentam a conscientização dos sinais físicos e emocionais da fome, para que você reaja de forma correta a esses estímulos, para não acabar deixando de se alimentar ou comer de forma compulsória. Para entender mais a fundo sobre essas técnicas, preparamos um treinamento online teórico-vivencial, para fornecer os primeiros passos nesse vasto caminho. Dessa forma, você tornará o momento de refeição mais prazeroso, para ter uma vida com muito mais equilíbrio. Que tal?

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